Medidor de Vazão

O Network Diagnostic Tool (NDT) é uma ferramenta cliente/servidor que provê o teste de configuração e desempenho da rede. O aplicativo mede a vazão através do uso do protocolo TCP nas duas direções: do cliente para o servidor e do servidor para o cliente. Primeiro, os dados são enviados por 10 segundos do cliente para o servidor e em seguida na direção oposta, por mais 10 segundos. Um kernel linux modificado (web100) captura os detalhes estatísticos dos fluxos TCP. Estes dados são então analisados para determinar o motivo da vazão alcançada.

A ferramenta pode ser utilizada no cliente através de uma interface web ou através de um programa em linha de comando. Para se realizar um teste via interface web, basta ter um browser com suporte a Applet Java. Para se realizar um teste via linha de comando é necessário o programa web100clt, disponível para download (suporta diversas plataformas de computadores).

NDT do PoP-PR

O servidor NDT do PoP-PR está disponível publicamente para realizar os testes. Este servidor está limitado a sua configuração de hardware (Celeron 850MHz - 64M RAM) e está conectado na rede do PoP-PR através de uma interface 1Gbe. A rede do PoP-PR, por sua vez, está conectada a infra-estruta multi-gigabit da RNP e também a diversos provedores comerciais. A velocidade máxima já alcançada por este servidor está na ordem de 250Mbps.

Para realizar as medições de largura de banda utilize os seguinte endereço:

http://ndt.pop-pr.rnp.br:7123

Para realizar o teste via interface web, abra o link acima no seu browser com suporte a Applet Java e siga as instruções. Em geral basta clicar no botão "START".

Parceiros